Mensagens do pe. Fábio

sábado, 11 de junho de 2011

Fogos de artifício - Padre Fábio de Melo

Iniciemos com o Evangelho de São Lucas 11, 33:
"Ninguém acende uma lâmpada para pô-la no esconderijo, mas sobre uma luminária para aqueles que entram possam ver a sua claridade, a lampada do teu coração é o olho, quando teu olho é sadio o teu corpo inteiro também está na luz, mas se teu olho está doente, também o teu corpo está nas trevas, examina pois, se a luz que está em ti não é trevas, se pois o teu corpo está todo inteiro na luz, sem nenhuma parte de trevas, ele estará na luz todo inteiro como quando a lâmpada te ilumina com teu brilho".

Jesus, neste evangelho, fala da luz como uma realidade que não pode ser escondida, nós não podemos acender uma luz para que fique escondida e da mesma forma nós não acendemos um ser humano para que ele fique escondido. A dinâmica da santidade nos leva a colocar nossa humanidade para fora e trabalhar essa humanidade de forma que vamos ficando cada vez mais aperfeiçoados.

Eu gostaria de hoje fazer um pouco de memória sobre o que temos acompanhado nos nossos noticiários nestes 2 últimos meses, tenho tido medo do poder que as trevas tem tido sobre nós, tenho ficado assustado com o fruto das trevas no mundo, fruto este que tem nos levado a atitudes estranhas.

E quero recordar a história daquela menina que foi jogada do sexto andar de um edifício. Você deve ter se emocionado muito com esta história, você já deve ter escutado, pensado nas mil versões, deve ter caluniado, já deve ter condenado muita gente, a noticia nos mobiliza para tomarmos uma série de posições, algumas até apressadas, mas isso não importa, o fato é que aquela menina foi brutalmente assassinada ao ser jogada do sexto andar de um edifício. Quantos erros são cometidos na família, justamente porque queremos proteger nossos filhos, mas neste caso não houve proteção, não houve alguém que tomasse as dores, aconteceu o contrário. Outro caso, lá na Áustria um pai manteve sua filha em cativeiro, mantendo relações sexuais com ela, tendo com ela seis filhos e matando outros.

São histórias que se alguém nos contasse a 20 anos atrás, poderíamos rir e dizer, “imagina isso não pode ter acontecido”. Que ser humano é esse que esta sendo criado e gestado pela sociedade no mundo de hoje? Eu penso que nossa falta de sentido na vida, nossa falta de luz sobre nós mesmos tem sido capaz de gerar este tipo de ser humano de hoje. Nos estamos vivendo um contexto tão contrários à luz, à vida, que talvez chegaremos ao ponto de termos atitudes tão diabólicas quanto estas que estão acontecendo hoje. A cultura de morte tem nos cegado, a ponto de provocar atitudes absurdas a ponto de não sabermos o porque estamos fazendo isso. Ódio não se protesta com ódio e é isso que esta acontecendo, julgamos as pessoas que cometem as barbaridades com o mesmo ódio com que eles tiveram para cometerem os atos tão absurdos e com isso nós estamos aumentando o ódio no mundo.

Eu tenho medo que as trevas se tornem a nossa referência de luz, pois ainda somos capazes de achar que nossa treva é luz, eu tenho medo de que a gente legitime os poderes do ódio, mesmo quando a gente finge que ama. Um assassino não é feito da noite para o dia, nos vamos nos acostumando e nos educando para a violência, aquilo que era muito agressivo de repente deixa de ser e ainda continuamos dando às nossas crianças armas de brinquedo. Isso é a treva parecendo luz, é um jeito estranho de viver e educar que em nada está comprometido com a santidade que o Senhor pede de nós.

Cuidado com o que vocês fazem perto de seus filhos, eles estão de olho no que vocês estão vivendo. Muito mais do que vocês dizem a eles do que é certo e do que é errado, eles estão de olho no seu jeito de viver, é isto que os educa, é isto que vai trazer testemunho para eles.

Meu pai falava com muita simplicidade para nós: “meu filho o que é que você está fazendo da sua vida?” Por de trás desta perguntinha simples existem uma série de outras perguntas, o que você está fazendo? O que você está escolhendo? Com quem você está andando? O que você está trazendo para o seu coração? O que você está permitindo que mande em você e nos seus afetos? O que está repercutindo dentro de você? É um exame de consciência que me ajuda diariamente.

Velar sobre nos mesmos é acender a luz certa e quantas vezes você correu atrás de luzes erradas, quantas vezes uma luz se acendeu perto de você e parecia a coisa mais bonita do mundo, você correu atrás e de repente aquilo não era luz, era apenas um fogo de artificio, quanto tempo dura a beleza de um fogo de artificio? Nossos olhos se encantam com aquilo que é passageiro e fogo de artificio queima rápido, fogo de artificio vira noticia muito rápido.

No evangelho citado Jesus fala justamente disso, quando nós colocamos nas luzes temporárias, naquilo que se acende e que se apaga sem o compromisso de ser permanente, quando nós colocamos nisso a nossa confiança, nos não estamos iluminados na verdade estamos iludidos por fogos temporários de artificio. Quantas religiões são assim, verdadeiros fogos de artificio, prometendo coisas e soluções rápidas, mas são coisas que dependem de nossa busca com nossas próprias vidas e nosso esforço.

Não é possível que as pessoas continuem morrendo como estão morrendo, assassinadas por quem deveria lhes dar segurança. Onde nós estamos construindo nossa humanidade?

O primeiro comprometimento teu é com tua casa e não sou eu que tenho que cuidar dela, é você, o primeiro comprometimento com aquilo que entra nos olhos dos teus filhos, no coração da tua esposa, no teu coração de pai, é você o primeiro responsável, não somos nós, nós podemos até ajudar, mas se você não manda em sua casa, você não manda em lugar nenhum do mundo.

O que é que você está fazendo da sua vida? O que é que tem sido a esperança da sua vida e dos seus dias? Como é que você tem visto os últimos acontecimentos e de que lado você está? De que lado e de que forma nós temos gritado? Nossa experiência de santidade tem que mexer nisso, nós temos que ser homens e mulheres que correm atrás de tudo o que é bom e belo nesta vida, nossos olhos tem que estar fitados nisto para nós irmos adiante e para que nós não desanimemos, será difícil, mas nós não fomos feitos para a moleza, não fomos feitos para os projetos fáceis, pois Deus quer fazer conosco coisas grandiosas.


Um comentário:

  1. Padre Fábio o senhor com suas sábias palavras nos faz refletir nas questões humanas, em nossos comportamentos diante da sociedade e com a nossa família, concordo com o senhor em tudo, príncipalmente quando se diz respeito a religiões mágicas que temos visto por aí. Acho que o ensinamento que Jesus nos deixou, foi de uma vida dinâmica, de compromisso com a Suas palavras, de atitudes para uma vida melhor. E somente quando as pessoas, realmente tiverem um encontro verdadeiro com Deus é que irão alcançar a sua liberdade, uma vida de paz, de amor, de respeito, liberto de todos os vícios e idolatrias, e assim deixaram de ser apenas pessoas religiosas e se tornarão verdadeiros Cristãos. Fique com Deus meu querido, e que Ele sempre ti abençõe.

    ResponderExcluir