Mensagens do pe. Fábio

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Arvoreando


O texto que coloco abaixo é um diálogo do Padre Fábio de Melo com o público presente na gravação do DVD ao vivo "Eu e o tempo", em São Paulo. Padre Fábio fala da importância dos amigos em nossa vida e, parafraseando Maninho, autor da música "Arvoreando", diz: ter amigos é como arvorear...!



  Uma das coisas que eu acho fascinante em Jesus é a capacidade que ele tinha de encontrar no meio da multidão as pessoas. Quando ele era capaz de reconhecer em cima duma árvore um homem, descobrir nele um amigo. Bonita uma amizade que nasce a partir da precariedade. Quando você chega desprevenido, o outro viu o que você tem de pior, e mesmo assim ele se apaixonou por você. Amor concreto, cotidiano, diário. Jesus se apaixonava assim pelas pessoas e as tornava suas amigas. Trazia pra perto dele. É fascinante olhar para a capacidade que esse homem, que esse Deus tem, de investigar a miséria do outro e encontrar a pedra preciosa que está escondida. Isso é Páscoa. Isso é ressurreição. E quando no sepulcro do nosso coração alguém descobre um fio de vida, e ao puxar esse fio de vida faz com que a gente se torne melhor. Ô minha gente! Não há nada mais bonito do que você ser achado quando você está perdido. Não há nada mais bonito que você ser encontrado no momento em que você não sabe pra onde ir, nem onde está. O amor humano tem a capacidade de ser amor de Deus na nossa vida por causa disso. Por que ele nos elege. Por isso que é bom a gente ter amigos. Porque na verdade as pessoas amigas, elas antecipam no tempo aquilo que nós acreditamos ser eterno. Quando elas são capazes de olhar pra nos e descobrir o que temos de bonito, mas que às vezes costuma ficar escondido por trás daquilo que é precário. Por isso é que eu agradeço muito a Deus pelos amigos que eu tenho. Pelas pessoas que descobriram o que eu tenho de pior, uma coisinha que eu tenho de bom, e mesmo assim continuam do meu lado. Me ajudando a ser gente, me ajudando a ser mais de Deus. Ajudando a buscar dentro de mim a essência boa que a gente acredita que Deus esqueceu em cada um de nós. Ter amigos, como dizia meu amigo gaúcho Maninho, é como arvorear. Lançar galhos, lançar raízes, pra que o outro, quando olhe a árvore, saiba que nós estamos ali. Que nós permanecemos pra fazer sombra; para trazer ao outro o pouco do aconchego que às vezes ele precisa na vida. Arvorei, crie árvores, seja amigo!

4 comentários:

  1. Boa tarde,amigo organizador do blog
    Todas essas belas palavras devolveriam-nas ao padre...
    Ajuda-nos a descobrir em nós aquilo que estava encoberto pela culpa,desespero...Ajudando-nos a ser de Deus...
    Acabei de chegar da confissão...
    Consegui sair da margem da culpa e atingir a do perdão divino...
    Somente hoje consegui dizer adeus a meu pai...
    Depois do perdão divino,eu pude finalmente perdoar-me...
    Somos filhos da ressurreição...passamos pelo calvário,mas não podemos permanecer lá...
    Eu fiquei no calvário da culpa desde junho de 2009 e posso dizer que Deus não quer isso de nós,pois é autodestrutivo...vamos nos destruindo aos poucos...lentamente...
    Dar um passo,outro,outro e chegamos lá...
    E como no nosso caminho precisamos de pessoas que nos incentivem a dar o primeiro passo...
    a descobrir em nós não apenas o que temos de ruim,mas as nossas virtudes também...
    E o padre é uma dessas pessoas...
    Aponta-nos o Cristo justo, mas Amor...
    Obrigada padre ...
    Liturgicamente posso dizer que "ressuscitarei" domingo,pois desde junho do ano passado não participo da Eucaristia,embora fosse à missa...
    O motivo? "Vá reconcilie-se com seu irmão e volte..." Eu teria que reconciliar-se comigo e
    depois voltar a recebê-lo...
    Foi o que fiz hoje...
    Confessei...recebi o perdão divino e me perdoei...agora posso receber Cristo novamente.
    Obrigada,viu?
    Uma santa páscoa ao padre, a você e seus amigos...
    Lu.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,caríssimo organizador do blog
    Resolvi complementar...
    A culpa a que me refiro baseia-se no fato de que por mais que tenhamos feito tudo que estava a nosso alcance em relação a doença de meu pai,ficamos com a sensação de que poderíamos ter feito mais...
    E surgem culpas,lembranças,saudades,revolta...
    Não queria deixar partir aquele que já não nos pertencia mais...
    Somos meio egoístas nessas horas...a dor nos cega...
    Mas o meu pai se foi sorrindo...ele disse um certo dia "Cumpri minha missão,combati o bom combate, posso partir em paz..."
    E foi o que realmente aconteceu,ele morreu no dia em que a igreja comemora dois mártires, São Paulo e São Pedro,28 de junho...
    Ele morreu sabendo o que tinha,ainda que não tenhamos contado,não era bobo...quisemos poupá-lo e foi em vão...
    Agora,o problema era aceitar isso...
    Deus é misericordioso e justo...meu pai não sofreu o que normalmente as pessoas sofrem com o câncer em fase terminal...
    Essa música do novo cd do padre também faz parte da minha história...
    "Se o bom combate eu não combater...
    viver para mim é Cristo,morrer para mim é ganho..."
    Lembra-me muito o meu pai,mas uma saudade boa e não sofrida...
    Continue padre,vc também que posta as mensagens aqui a arvorear,fazer sombras para que outros possam descansar,ser amigo,apontar-nos o Cristo...
    Estou em paz...na paz inquieta do Senhor...
    Obrigada...
    Uma santa noite.
    Lu.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, amigo organizador do blog
    Gostaria de desejar ao padre felicidades,paz e saúde nesse dia tão especial...
    Desejo-te que a felicidade impere em tua vida assim como a luz divina brilha em ti...
    Estás sempre em minhas orações...
    Um santo abraço.
    Lu.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,caro organizador do blog
    Fiz a Páscoa...cheguei agora da igreja...
    Enfim participei da Eucaristia...
    Desejo ao padre e seus amigos um feliz domingo de Páscoa,paz,na certeza de que somos filhos da ressurreição...o calvário é momento de passagem.
    Obrigada,viu?
    Um domingo santo para você também...
    Lu.

    ResponderExcluir